• (+55) 48 3225-6955
  • info@iatel.org

Sobre nós

Quem somos

O IATEL foi fundado em 25 de março de 1969, como Associação Brasileira para estudos da comunicação humana, por iniciativa de Sara Alvorada dos Santos e apoio de vários profissionais da saúde, educação e assistência social, bem como políticos do Estado de Santa Catarina e do Brasil. A transformação para Instituto de Audição e Terapias da Linguagem – IATEL ocorreu logo em seguida, em 05 de Julho de 1969, quando o instituto estruturou-se para ofertar atendimento nas áreas médica, fonoaudiológica, pedagógica, psicológica e de serviço social, beneficiando um público totalmente desassistido pelo poder público da época.

A partir de 1970 o IATEL tornou-se a principal referencia catarinense na área da assistência a pessoa com transtornos da linguagem, voz, motricidade oral e audição, desenvolvendo atividades que foram da atenção educacional especializada a pessoa surda ao tratamento das diferentes dificuldades de comunicação na infância e na vida adulta.

Em 2002 criou com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e diversas empresas privadas o laboratório de informática para pessoas surdas, homenageado pela empresa Soft Way Contact Center em 2006.

Em 2010 deixou o centro da cidade de Florianópolis e instalou-se na sua Sede própria, no bairro de Coqueiros.

Em 2012 firmou parceria com o Instituto Guga Kuerten participando do X Fundo de apoio a projetos sociais.

Foi homenageado em 2014 pela Câmara Municipal de Florianópolis pelo trabalho não governamental realizado.

A transformação para Instituto de Audição e Terapias Integrativas e da Linguagem ocorreu gradativamente a partir de 2015, com base nos estudos e do trabalho do coordenador Roberto Pacheco, Fonoaudiólogo e Acupunturista, e efetivou-se em 2017. Nesse sentido, foi agregado ao IATEL o Grupo de Estudos em Fonoaudiologia e Acupuntura – GEFA e o Encontro Brasileiro de Práticas Integrativas na saúde e educação - ENBRATI, evento que reúne importantes nomes do Brasil e aborda temas relevantes na respectiva área.

Já possuiu vários convênios e parcerias com o poder público e a sociedade civil, ajudando na criação e no fortalecimento de políticas públicas e sociais na área dos transtornos da comunicação humana. No que diz respeito ao poder púbico, destacaram-se o trabalho conjunto com a Fundação Catarinense de Educação Especial até o ano de 2015 e o apoio constante as secretarias de saúde, educação e de assistência social de Florianópolis. Atualmente mantém convênio apenas com a secretaria municipal de assistência social de São José e parceria com a Justiça Federal de Santa Catarina, participando de editais que permitem melhorar suas instalações e serviços.

No que diz respeito à sociedade civil, destacam-se os trabalhos junto aos conselhos municipais de direitos, demais organizações não governamentais de Santa Catarina, universidades e rede privada. O IATEL sempre participou diretamente dos movimentos sociais e políticos para a inclusão da pessoa com deficiência, desde as Paraolimpíadas de Florianópolis, em 1994 e 1995, ao movimento do dia D a favor da inclusão no trabalho, de 2015 e 2016, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

Desta forma, o IATEL caracteriza-se como o único instituto não governamental, sem fins lucrativos, a ofertar e articular os trabalhos nas áreas da fonoaudiologia e das práticas integrativas/complementares/alternativas de saúde, uma iniciativa pioneira e ousada, à qual os grandes beneficiados são as pessoas, sobretudo, aquelas que mais carecem de ações eficazes de saúde. Desde 1969 o IATEL projeta a cidade de Florianópolis e o Estado de Santa Catarina no cenário nacional com um trabalho impar. Ao longo da sua história foram muitas conquistas e desafios, sendo o maior deles superar todas as crises políticas e econômicas do Brasil entre os anos de 1970 e os dias atuais.

Nossa equipe

Fernando A. M. Silveira

(DIRETOR GERAL)
Fotógrafo

Gisele Maria da Rosa

(DIRETORA ADMINISTRATIVA)
Administradora / Coaching

Suzi Mara G. do Amaral

(DIRETORA FINANCEIRA)
Professora

Roberto Pacheco

(COORDENADOR GERAL)
Mestre/Fonoaudiólogo/Acupunturista/Terapeuta Corporal

Cristiane Lima

(VOLUNTÁRIA)
Coordenadora do Grupo GEFA/Fonoaudióloga/Acupunturista/Terapeuta Corporal

Bruno Favreto

(FUNCIONÁRIO)
Fonoaudiólogo

KEMELY PALMEIRA

(VOLUNTÁRIA)
Fonoaudióloga

RAFAELA VIEIRA

(VOLUNTÁRIA)
Enfermeira/Esp.Saúde da Família/Esp.Gestão em saúde/Terapeuta Corporal

CATARINA SCHMITZ

(FUNCIONÁRIA)
Apoio