Projetos de Pesquisa

No ano de 2020 o GEFA estará desenvolvendo pesquisas e convida você profissional e estudante da área da saúde para participar, veja os critérios abaixo.

 

Para fazer parte do grupo de pesquisa GEFA/IATEL você precisará ser Voluntario do Instituto  e ter pelo menos um período na semana livre. Esse Grupo desenvolve três projetos de pesquisa: Audioacupuntura, Medicina Chinesa e Práticas Integrativas no Sistema Rinoestomatognático e Acupuntura e Fonoaudiologia.  


O Grupo busca estudantes e profissionais diferenciados, empreendedores e com sólida formação humanista. Oferecemos: ambiente de trabalho devidamente montado com equipamentos de excelência, treinamentos na área das PICS, possibilidade de co autoria na publicação de artigos, possibilidade de ser terapeuta do IATEL. O membro pesquisador do GEFA recebe um certificado e aprendizados que ampliam o seu currículo e a possibilidade de ascensão profissional.
 
Somos uma rede de autônomos em prol do melhoramento da saúde e da qualidade de vida.

"IATEL congregando talentos ideias e ações na construção de um mundo melhor"

Projeto de pesquisa 1: Audioacupuntura 

Esse projeto desenvolve atualmente o estudo sobre os efeitos da Terapia do Cone na saúde auditiva, com ênfase na biomecânica e na termorregulação do ouvido, bem como os aspectos subjetivos desta Terapia. Adota metodologias com a utilização de exames auditivos antes e após a aplicação da Terapia do Cone.  Nesse sentido, busca as evidências científicas desta Terapia Milenar sem descontextualizá-la da sua racionalidade. O projeto Terapia do Cone desafia o preconceito para difundir o paradigma integrativo, tão necessário para a superação da crise da saúde brasileira, caracterizada pela desumanidade, ineficácia e inequidade. Pois há mais sabedoria contida na história e na natureza do que pode imaginar nossa vã e reducionista ciência acadêmica biomédica cartesiana. Esse projeto já apresentou um estudo de caso inédito no II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - II CONGREPICS, que pode apreciado na seção publicações. 

Projeto de pesquisa 2: Medicina Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Rinoestomatognático

Esse projeto estuda as terapias/técnicas da Medicina Chinesa e as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde - PICS, no tratamento de alterações no sistema rinoestomatognático, sobretudo na respiração oral, rinite e paralisia facial.  

Projeto de pesquisa 3: Acupuntura e Fonoaudiologia

Esse projeto estuda a relação histórica entre Acupuntura e Fonoaudiologia. Já desenvolveu uma monografia pioneira, intitulada: Acupuntura e Fonoaudiologia - um estudo histórico para ressignificar essa relação após a revogação da Resolução 272 do Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFª, apresentada como conclusão do curso de Pós Graduação em Acupuntura no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem - CIEPH, no ano de 2018. Também auxiliou diretamente na produção do livro Mandarim Celestial, do Dr Yu Tao e Drª Li Qingyun. Esse projeto estuda a interface entre Acupuntura e Fonoaudiologia em 4 dimensões:  epistemológica, política-social, científica e ética.  A proposta é aprofundar essa relação fortalecendo o paradigma integrativo no âmbito da Fonoaudiologia.

© 2018 por Eduardo M. Silveira.