• IATEL

Atualizado: 31 de Dez de 2020

ATENDA A ESSE CHAMADO!


Congresso On-line.

Com certificado do Congresso e dos Mini cursos.

De 26 a 30 de Abril de 2021


Em breve você poderá fazer sua Inscrição!







19 visualizações0 comentário

Em Novembro de 2020 os Autores Roberto Pacheco e Cristiane Araújo de Moraes Lima lançaram o Livro Fonoaudiologia & Acupuntura/Medicina Chinesa. transdisciplinaridade e paradigma integrativo, pela Editora Dialética.


A Fonoaudiologia é uma ciência dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das disfunções do sistema sensório motor oral e auditivo, objetivando garantir o pleno desenvolvimento da comunicação e, a nosso ver, da cognição e da vida cotidiana humana. É justamente esse objetivo que a diferencia de outras áreas da saúde voltadas ao estudo desses mesmos sistemas (oral e auditivo), como a Odontologia, Medicina, Fisioterapia, entre outras. Mas o interesse comum de diferentes áreas do conhecimento por esses respectivos sistemas causa, inevitavelmente, a disputa pela supremacia no mundo da ciência e do trabalho. Assim, enquanto as demais áreas da saúde atuam sobre as estruturas orais e auditiva compete ao fonoaudiólogo intervir apenas nas suas funções. A estrutura é literalmente separada da função e defendida normalmente como sua determinante. Nesse contexto, o discurso médico de exclusividade sobre as estruturas do corpo se sobrepõe e a Fonoaudiologia é deslocada para o campo da paramedicina, demérito na opinião de alguns Fonoaudiólogos e motivo de orgulho para outros. Visando superar tal cenário corporativista de classe e da Fonoaudiologia como paramedicina, nos interessa a transdisciplinaridade da Medicina Chinesa e, consequentemente, vislumbrar uma Fonoaudiologia de base integrativa, discutida no decorrer do livro. (...)


Data dos eventos:

  • 09 de Dezembro Live no Insta do IATEL iatel_sc.

  • Lançamento oficial do livro será em Janeiro no IATEL - Florianópolis - SC.

  • 27 de Fevereiro palestra presencial no IATEL.



Fique de olho nas nossas redes sociais e acompanhe nossos eventos.

iatel_sc

@iatelsc

iatel.org




14 visualizações0 comentário
  • IATEL

Hoje cedo, dia 15 de setembro de 2020, quando chegava ao IATEL para mais um dia de trabalho, fui surpreendido com a notícia de que a amiga e brilhante Fonoaudióloga Idelma tinha falecido. Que perda! Que dor! Idelma foi uma das minhas grandes mestres no curso de Fonoaudiologia da UNIVALI na década de 90, época de formação sólida: humana e social. Época em que estudos e alegrias se entrelaçavam. Ciência e Arte. Ela foi a primeira pessoa a me oportunizar na área da fonoaudiologia abrindo as portas da sua clínica, a clínica central em Itajaí. Na ocasião me senti uma das pessoas mais importantes do mundo, disse a todos... “vou trabalhar com a minha professora”. Nessa época nos emocionávamos com gentileza, respeito, cumplicidade, amizade, reconhecimento, enfim, todas essas coisas tão esquecidas no mundo atual, mas que a querida Idelma praticava dia a dia todas elas. Amiga Idelma, ainda bem que consegui te agradecer por essa oportunidade impar de conviver contigo. Porém, infelizmente há anos não nos víamos, e o tempo passou tão rápido... agora só me resta memória. Aprendi contigo, Idelma, muito mais do que lições sobre voz, aprendi a ser mais gente, a ser terapeuta e entender a nobre missão de cuidar do outro. Lembro-me de você cuidadosa me levando a entender a espiritualidade não percebida pela frágil observação dos nossos olhos. Ah! querida Idelma, sempre viverás no meu coração. Para você, recito silenciosamente um poema que envolve um dos tantos aprendizados que tive contigo:

Tudo tem início, até o fim.

Tudo tem fim, até o início.

Início e fim são coisas em constante movimento evolutivo.

Por isso absolutamente tudo no tempo e no espaço é recomeço.

(Roberto Pacheco).


62 visualizações0 comentário

© 2018 por Eduardo M. Silveira.